NOCAUTE

Thursday 11 March 2010

BASTARDOS INGLÓRIOS E OUTROS BICHOS
By Louella

Definitivamente, reconheço minha limitação cinéfila: se era pra entender alguma coisa, não captei; se era como o Chacrinha, que veio só pra confundir, faltou confusão; se era pra rir, faltou comédia.Apesar de tudo, gostei do Brad Pitt com aquele sotaque caipirão de caubói do Tennessee, que aliás nem se deu ao trabalho (o Brad, não o personagem, é claro) de aparecer no grandioso circo do tapete vermelho; e gostei das sacadas de história em quadrinhos, além da música de bangue-bangue, claro. Gostei de algumas cenas e curti inclusive algumas ideias brilhantes pipocando aqui e ali. De resto e apesar das tais limitações, não sei se minhas ou do filme, tenho a impressão de que Bastardos será o melhor da atual safra de ‘oscarizados’. Não vi Guerra ao Terror e, portanto, nada de palpitar por enquanto mas adquiri certa simpatia pela diretora, que me pareceu séria e inteligente. Tanto é que só ficou dois anos casada com o Cameron, o que já depõe a favor dela, vamos admitir. E acho uma baita injustiça da mídia ficar repetindo o tempo todo: a ex-mulher do Cameron pra cá, a ex-mulher do Cameron pra lá. Foram só dois aninhos e a pobre deve estar querendo esquecer, apesar de fazer uma mediazinha nas entrevistas, é claro.

Já imaginaram agüentar um sujeito que faz aqueles trecos azuis, como diz a minha amiga Vilma, e ainda posa de salvador das esquerdas internacionais só porque botou um marine americano paralítico pra salvar uns nativos bobocas? ahahaha

Tá bem, ele mergulhou até o Titanic, foi conhecer o navio de verdade lá no fundo do mar antes de filmar, o que foi um ponto a seu favor em minha opinião. Mas em seguida montou aquela estorinha melosa e maniqueísta com o Di Caprio e a Kate Winslet a bordo, o que por si só afundaria o navio de novo caso ele voltasse à tona.

Mas, voltando à Bigelow, ela ainda teve que aturar, além da eterna pecha de ex-mulher do Cameron, a Barbra Streisand em momento esclerosada. A criatura teve o desplante de vincular o prêmio a uma questão sexista: oh! é chegada a hora! exclamou embasbacada ao abrir o envelope. Chegada a hora de quê, dona Barbra? acorda, santa. A própria Bigelow gosta de ser chamada de ‘diretor’ ou ‘filmmaker’,em inglês, assim mesmo, sem distinção de sexo porque diz que isso é besteira e diretor é diretor, não importa o sexo. Mas La Streisand tinha que fazer caras e bocas só porque estava anunciando a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção. Vai ver ela estava querendo disfarçar porque não foi premiada na época de Yentl, aquela suprema chatice, e resolveu fingir que só não levou o Oscar porque ainda ‘não era chegada a hora’. Duvidam?

Outro filme que podia até dar samba mas acabou esnobado (merecidamente) foi o Amor sem Escalas. Engraçadinho, ótima ideia e ótimo filme até lá pela metade da brincadeira. Depois entra em queda livre, deve ter dado pane nas sondas ‘pitot’ do diretor porque ele não conseguiu segurar o filme até o fim de jeito nenhum. Começou a arrastar a história, a enrolar feito novela, cenas repetitivas, aqueles episódios do casamento da irmã pareciam filmados em câmara lenta e mergulhados naqueles coquetéis tipo meia-de-seda, muuuuito sem graça e sem emoção.

Ainda bem que o diretor não teve coragem de fazer o personagem do Clooney casar e arrumar um emprego ‘correto’ no final, aí seria mesmo o cúmulo. Mas ele ficou com aquela cara de quem gostaria de se converter ao politicamente correto. Odiei a cena em que ele ganha o cartão de dez milhões de milhas e fica com cara de quem ganhou um picolé de limão. Muito bobinha essa parte.

Mas o pior de tudo mesmo é um filme em que a direção perdeu o ritmo da história e os atores não sabem até quando vão ter que manter aquele arrasta-pé diante das câmeras. Não foi à toa que a Vera Farmiga, aliás excelente em seu excelente papel, confessou à imprensa ter votado em outro filme pra eleição da Academia. Ela preferiu votar no Guerra ao Terror. Tá certa ela. Fazer o filme, vá lá. Gostar é outra coisa.

Enfim, é chato dizer que já não se fazem mais diretores como antigamente porque a gente corre o risco de ficar parecendo uns dinossauros aos olhos da garotada de hoje, mas, querem saber do que mais? a garotada de hoje que se dane porque das duas uma: ou têm vontade de conhecer cinema e vão pesquisar, estudar e comparar – e aí vão concordar comigo sobre a qualidade dos diretores – ou então ainda estão naquela puberdade eterna, achando que o Tarantino fez um filmão do caramba com o Bastardos ou que o Avatar é uma mensagem sensacional. A esses, só mesmo mandando brincar com Aldo o Apache.

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP