NOCAUTE

Tuesday 29 June 2010

NOSSO SÍMBOLO É UM TESÃO

O isóscele dos transgênicos tem cor diferente e parece uma estranha pirâmide, algo que um jornalista amigo já interpretou como ‘não dê preferência’. Mas será que debaixo desse angu existe mesmo algum caroço, como ele sugere?

O rótulo que identificará produtos transgênicos no Brasil a partir de março, aprovado em consulta pública pelo Ministério da Justiça parece, mas segundo a autoridade não é, uma placa de trânsito. Trata-se de um triângulo de fundo amarelo e borda preta, com um T maiúsculo em cor preta no meio. A assessoria de imprensa do órgão governamental esclareceu de imediato que a tal forma geométrica foi escolhida por ser o símbolo internacional de advertência e que o desenho foi criado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor a custo zero. Que ótimo! Sugiro que o valor economizado seja doado ao programa Fome Zero. Bom, todos os que dirigem veículos sabem o que significa o triângulo desenhado com a grossa linha vermelha e o interior em branco. Aos esquecidos, a CET avisa que se trata da orientação ‘dê preferência’. O isóscele dos transgênicos, no entanto, tem cor diferente e parece uma estranha pirâmide, algo que um jornalista amigo já interpretou como ‘não dê preferência’. Mas será que debaixo desse angu existe mesmo algum caroço, como ele sugere?


Conforme a Organização Internacional de Padronização, os símbolos internacionais são divididos em 3 categorias: proibição, alerta e comando. Em rápida pesquisa sobre eles, verifiquei que ao triângulo de borda preta com fundo amarelo estão associadas advertências apavorantes como, por exemplo, perigo de radiatividade. Com as mesmas características, encontrei um triângulo em cujo centro há uma figura humana sendo fulminada por uma descarga de um negro choque elétrico, existindo ainda outra placa onde desce um raio vermelho com ponta de seta, como se não bastasse toda a energia que aparentemente descarrega.


Comuns são as formas redondas, quadradas e retangulares. Os círculos desenhados com uma linha grossa em vermelho, cortados por uma outra da mesma natureza sobre a figura interior, servem para alertas do tipo não fume, entrada proibida, não toque. A proteção de olhos, ouvidos, mãos, o cinto de segurança, tudo está em círculos feitos por uma linha branca com o interior em azul e a figurinha em branco. Desenvolvidas em conformidade com as Normas da nossa ABNT, as placas para equipamentos de combate a incêndio são quadradas ou retangulares, circundadas por uma linha cinza-escuro, com interior em vermelho e a mensagem em branco indicando um extintor, pó químico, espuma, água etc. O tema serve para compor uma brochura alentada e maçante, por isso, voltemos ao começo da história.


Vou concluir porque já percebi que você não agüenta mais ver a palavra símbolo na sua frente. Nem eu. Mas pouco ou nada entendendo sobre o que significa transgênicos, prenhe de dúvidas quanto a sua segurança no tocante ao ambiente e a alimentação animal, ser humano incluído, uma coisa indiscutível é que a população saberá facilmente identificar tais produtos nos supermercados e feiras, começando pelas donas de casa que logo assimilarão o simbolismo e perguntarão com a maior tranqüilidade aos feirantes: moço, quanto custa a banana com tesão hoje?

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP