NOCAUTE

Friday 18 March 2011

EXIGIMOS TESÃO!

Indignado, um amigo me envia notícia produzida pela Agência Estado, contando com a ajuda da Agência Brasil, sobre a conclusão tirada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, em diferentes regiões do Brasil. O fato é que empresas diversas não estão colocando o tê maiúsculo dentro do triângulo minúsculo, como forma de identificação do alimento à base de transgênicos. Os testes foram feitos por um laboratório, credenciado pelo Ministério da Agricultura, que indicou a presença de OGMs no milho e na soja como ingredientes dos produtos dribladores. Na lista daquelas que não estão usando o tesão no rótulo, conforme obriga a lei, consta nomes de grande saliência no mercado de alimentos industrializados. Delicie-se.

Adria, com seus biscoitos Tortinhas de Chocolate com Cereja, que ‘de um jeito ou de outro, todo mundo come’. Kraft Foods e seus biscoitos Trakinas, ‘qualquer hora é hora para um’. Nestlé e seu Bono de morango, ‘o biscoito cheio de recheio’. A ‘big’ Bangley, produtora do biscoito de morango Tortini. E para não dizer que invocaram com os biscoitos, o time conta com a participação da farinha de milho Fubá Mimoso, da Zaeli, a mistura para bolo sabor coco Dona Benta, J. Macedo, as barras de cereais Nutry, da Nutrimental, mistura para panquecas Salgatta, isso mesmo, com dois tesinhos para compensar a permanência do tesão no banco de reservas, os Baconzitos Elma Chips, da Pepsico, e, finalmente, para completar a equipe surgiu o bolinho Ana Maria Tradicional, sabor chocolate, marca consagrada da mexicana Bimbo, que tem entre os seus compromissos ‘incentivar o respeito e apoio à união familiar e às tradições nacionais’ – do México?

Ciente da gravidade do problema, a diretoria do Ih!Bofe – Instituto Brasileiro de Levantamentos Serôdios – órgão independente de defesa da ética e transparência nas empulhações ao consumismo, enfim, como citávamos, a diretoria decidiu por unanimidade, visto que há um só diretor, enviar uma pesquisadora ao empório do Seu Neneca, na periferia do centro, para conferir se a denúncia tinha fundamento. O relato da enviada diz tudo, acompanhe.

‘Ao chegar ao empório, mostrei a Seu Neneca o rol do rolo transgênico, perguntando ao conhecido comerciante se trabalhava com algum daqueles produtos. Ele passou os olhos de cima a baixo, primeiro sobre meu corpo depois sobre os nomes listados, e foi parando diante dos hífens que antecediam cada item, com o indicador da mão direita, cuja unha pedia urgente higiene. Emporiozinho danado de sortido, o tal, pois guarda em suas gôndolas as 10 marcas acusadas de deliberadamente esconder o tesão. Com a permissão de Seu Neneca, retirei um Bimbo da arrumação e passei a analisar. Realmente, atrás, na frente ou nos lados, nenhum sinal do tesão. Abri a embalagem, afinal, um erro de impressão poderia ter colocado o tesão por dentro – nada, nada, nada.

Movida por uma coragem da qual só uma experiente é capaz, espetei um bolinho na ponta da esferográfica azul e o levantei à altura dos olhos de Seu Neneca, que me pareceu assustar-se com um possível desdobramento da ação, uma estocada a Bimbo. Na verdade, ele se distanciara para melhor me observar pernas acima, como se aquela região escondesse o símbolo tão desejado. Educadamente, ofereci um naco de Bimbo aos dentes de Seu Neneca, que dispensou a gentileza. Enfiei o bolinho inteiro na boca, passando a mastigar e aferir seu conteúdo. Finda a degustação, Seu Neneca quis saber minha opinião. Lambi os lábios, provocando um fio de baba à direita da boca de Seu Neneca, e descrevi a sensação de comer uma iguaria sem tesão. Seu Neneca circulou os olhos do sul ao norte, temperou a garganta e arrematou a história, garantindo não ter culpa por eu não haver encontrado o tesão na sua mercadoria, quem sabe numa próxima... Despedi-me, agradecendo a acolhida e lembrando de que alguém já escrevera que, sem tesão, não há solução. Posteriormente, na base, recomendei, como título para divulgação da pesquisa, o povo exige tesão.

Sondagem ulterior, feita em seis importantes capitais do país, entrevistando 6 milhões de brasileiros e eiras, confirmou o que nossa pesquisadora sênior aconselhara: 100% das pessoas consultadas escolheram, entre as duas frases propostas, aquela que representou um promoção salarial para a funcionário do Ih!Bofe: exigimos tesão!

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP