NOCAUTE

Monday 9 August 2010

UM DESASTRE ECONÔMICO E AMBIENTAL

Está na BBC, no seguinte endereço, relatado por Tom Feilden:

http://www.bbc.co.uk/radio4/today/reports/archive/science_nature/gm_us.shtml

O título original é ‘Aprendendo com as lições da América’, para uma matéria que nos informa que as culturas geneticamente modificadas têm-se mostrado, nos Estados Unidos e Canadá, um desastre econômico e ambiental. O veredito encontra-se em um novo relatório sobre o impacto da soja transgênica, milho e sementes de colza para óleo, publicado pela Associação do Solo. Isto afeta a conta da economia norte-americana em 12 bilhões de dólares, com as perdas em exportações, preços baixos, crescentes subsídios agrícolas e danos ambientais. O relatório levanta importantes questões sobre as promessas feitas pela biotecnologia.

O documento, ‘Sementes e Dúvidas’, da Associação do Solo pinta um quadro desanimador quanto aos lucros, baixos rendimentos, perda de mercados de exportação, crescente dependência de herbicidas, larga contaminação de culturas não-geneticamente modificadas e uma proliferação de processos judiciais. Talvez o maior problema encontrado pela Associação do Solo seja a contaminação de culturas orgânicas, como canola e sementes de colza, provocadas pelas variedades transgênicas.

Uma decisão sobre onde devem ser permitidos plantios comerciais transgênicos, no Reino Unido, será tomada no próximo ano. Com a agricultura ainda atolada na crise econômica, muitos produtores esperam que a biotecnologia ofereça um caminho para sair do buraco. As lições tiradas desse relatório mostram que um futuro geneticamente modificado pode não ser tão auspicioso, afinal.

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP