A TESOURA FINANCEIRA

Friday 28 November 2008

Mudança climática: ciência versus avestruzes

Martha Elizabeth Corazza



Brilhante entrevista do cientista Carlos Nobre à revista Pesquisa Fapesp de janeiro. Nobre, respeitadíssimo na comunidade científica internacional, é uma das mentes que ajudam a iluminar um pouco a situação do planeta, devastado pela ganância dos 'lobbies' petrolíferos e do temível agronegócio, entre outras forças incontroláveis criadas pela 'civilização'.


Desde os mitos ancestrais, adotados por povos que abominavam a agricultura por ferir e subjugar a terra, até o atual cenário de alta tecnologia do agronegócio, muita coisa mudou, é fato, mas a verdade comprovada pelos fatos mais recentes é uma só: não há como sustentar a produção de alimentos para quase sete bilhões de pessoas na base da ocupação da terra para agricultura ou criação de gado, atividades que aumentam exponencialmente a velocidade das mudanças climáticas.


Às vésperas de grandes desastres climáticos (muito além do que o IPCC pode desenhar no momento), há quem insista em discutir, como um avestruz com a cabeça enterrada, ideias criminosas como a de avançar na Amazônia para derrubar florestas e expandir os lucros do agronegócio.


E há também os novos ingênuos, que debatem a miragem de uma agricultura 'sustentável'. Para o planeta, com certeza, essa possibilidade, a esta altura dos acontecimentos, é nula. A cabeça do ser humano já deveria estar voltada para outros conceitos, como o do alimento sintético, por exemplo, em vez de teimar em bater a marreta no pobre planeta.


E isso não é apenas ideia de 'malucos militantes verdes', como gostam de sugerir certos analistas pagos pelos 'lobbies'. A preocupação está em todas as mentes que sabem usar bem sua capacidade analítica. Como bem lembrou recentemente, em conversa informal com esta coluna, um economista ligado a um dos maiores bancos de investimento nacionais, 'as pessoas que ainda insistem em negar as evidências das mudanças climáticas deveriam mandar examinar a cabeça'.


Estão aí projetos de investidores globais que tentam discutir o assunto,como o Carbon Disclosure Project - CDP - atualmente envolvendo 385 investidores (dos quais 41 brasileiros), que representam um total de US$ 57 trilhões sob gestão e outros. É pouco, é claro, principalmente considerando que os 'bulldozers' dos 'heróis' do agronegócio e os poços de petróleo pretendem continuar avançando.


Quem viver, verá.

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP