NOCAUTE

Monday 8 November 2010

O SUMIÇO DA SANTA

Responsável por levar a eleição presidencial de 2010 ao segundo turno, a verde Marina moitou, quando dela esperávamos manifestações que revelassem a que viera. Afinal, foram milhões de votos dos crentes em suas propostas, na sua capacidade para governar o país de 195 milhões de habitantes. O equivalente à população de duas Bélgicas colocou suas fichas na morena verde. Como está no blog dela, ‘um adensamento eleitoral relevante’. E o que fez a santa na ‘segunda vuelta’, para dar uma satisfação a essa massa espetacular? Tomou, inexplicavelmente, chá de sumiço. Isso mesmo, senhoras, senhoritas, senhores, gatos, cães, lebres, periquitos, papagaios, tiés-sangue, curiós, urubus, carcarás, bovinos nelore, guzerá e indubrasil, enfim, fauna e flora desde o Monte Caburaí ao Arroio Chuí, da nascente do rio Moa à Ponta do Seixas. Vimos acontecer aquilo que já conhecíamos na literatura, graças ao colossal Jorge Amado: o sumiço da santa.

Justiça se faça à morena verde: para não passar em branco, ela esperneou contra a utilização indevida do seu nome e prestígio semeados em mensagens na internet. Acusou, pela perfídia, as hostes de alto nível do PSDB, decerto que às vésperas do pleito, querendo talvez fazer média, naquela altura, com a aparentemente vencedora. No mais, a santa sumiu. Esse u eme i u miu, sumiu.


Procurada no soberbo emaranhado fluvial amazônico, sobre e sob as plácidas vitórias régias, nos itinerários errantes dos pirarucus, na plateia e bastidores do imponente extraterrestre Teatro Amazonas – nada, a santa sumira. Caçada no mar de soja do cerrado, nos diluviais canaviais nordestinos, entre os mandacarus sertanejos, nas imensidões dos pastos nos pampas – nenhum sinal, a santa sumira. Vasculhadas feiras frequentadas por laursas, forrós de pé de serra, caóticos mercados municipais, escolas primárias, secundárias e de samba – necas, a santa sumira. Farejada nos parques públicos, circos mambembes, cinemas suburbanos – alarme falso, sumira. Pediram notícias ao onipresente e onisciente Papa Bento XVI – ‘niente’, zero, sumira mesmo. Cidadãos e ãs que nela botaram fé, perguntavam-se: quem foi o ou a miserável que deu sumiço na santa?


Ora, como garante o ditado que vivo reaparece, passado o segundo turno eis que a santa ressurge, para parabenizar de saída a Dilma pela vitória. Depois, com a assessoria do jornalista Caio Túlio Costa, o indiano dela, esparzindo respostas a granel no blog minhamarina, no Twitter, Facebook, Orkut e outras bossas disponíveis às acusações sobre suas relações cosméticas, as contas de campanha, biodiversidade e outras lambadas. Um alívio! Vai ver, tratou-se somente de um retiro espiritual, durante o qual a verde aproveitou para amadurecer algumas ideias que não ficaram muito claras durante a estranhíssima campanha. Deus queira!

0 comments:

Post a Comment

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP